A hora da estrela..

By Paulo on terça-feira, março 31, 2009

Filed Under: , , , ,


Hoje revirando a net, acabei achando um blog bem bacana (mais um para minha lista de favoritos) trata-se do Clube da Leitura, nele encontrei várias coisas interessantes entre elas vídeos do programa Provocações (TV Cultura) além de resenhas de livros, mas o que mais me chamou atenção foi o post com vídeos da entrevista com Clarice Lispector. Nunca tive interesse em conhecer as obras dela, lembro-me que ano passado um amigo (Moisés) me indicou "A hora da estrela" enquanto revirávamos uma livraria em Fortaleza, mesmo lendo alguns fragmentos bem legais a vontade de comprar um livro dela sempre foi zero. Clarice deu a entrevista ao programa Panorama (TV Cultura) no ano de 1977, um pouco antes de sua morte. A princípio o jeito impactante dela me assustou, com o olhar parado, firmeza e concisão na forma de falar, sua opinião formada facilitava as respostas que vez ou outra vinha recheada de rebeldia e expressividade, algumas marcaram a entrevista pela forma que Clarice se sentiu sensibilizada ao responder como também pela profundidade da resposta que foi dada. Ao ser perguntada se é mais difícil se comunicar com criança ou adulto ela disparou "quando me comunico com adulto estou me comunicando com o mais secreto de mim mesma, ai é difícil", ficou bem notável o quanto viver era doce e caótico na visão dela. Quando questionada se não pudesse mais escrever morreria, Clarice foi enfática respondendo "eu acho que quando escrevo estou morta", logo em seguida o jornalista perguntou se a cada trabalho ela morria e logo em seguida renasceria, ela respondeu "Bom, agora eu morri.. vamos ver se renasço de novo, agora eu estou morta".

Essa entrevista com certeza mudou minha concepção sobre Clarice e sobre os textos que ela produziu, indico a todos a entrevista que está dividida em 4 partes (1 parte, 2 parte, 3 parte, 4 parte) além do Livro "A hora da estrela", sintam um pouco do que é Clarice Lispector, com certeza ao finalizar a entrevista e a leitura do livro vocês irão quebrar alguns paradigmas e criar uma nova concepção sobre vida e morte.

5 comentários for this post

Eai Paulo, tudo bem? Espero que sim; Estou eu aqui mais uma vez visitando o seu blog, que está muito bacana mesmo; Nele a cada acesso eu aprendo e reflito sobre varios temas, dessa vez o tema foi a leitura, tema este muito importante na vida de qualquer ser humano, a leitura nos traz sabedoria, bem-estar e o principal, conteudo; Se todos as pessoas paracem para ler um livro com certeza o mundo seria muito melhor;
Espero que o seu blog possa fazer com outras pessoas o que esta fazendo comigo, me fazendo refletir e repenssar em alguns assuntos muito interessantes, e é por isso que sempre estarie aqui, visitando e comentando o seu blog;
Parabéns !!!
DANILO MELO

Posted on 1 de abril de 2009 às 10:49  

FODAAAAAAAA!
gostod e falar de morte não!
mas isso aí ta foda!
vc em...
haiai
beijos!

Posted on 1 de abril de 2009 às 11:42  

A música do blog é de Jamile...abração bem legal aqui!!!

Posted on 1 de abril de 2009 às 15:20  
Mylla Karvalho

Paz...sempre talentoso, saiba que o dom e a sabedoria foi o Senhor que te deu,parabéns pelo blog muito lindo e estiloso, é bom ter vc em minha vida .TE amo...

Posted on 1 de abril de 2009 às 20:26  

Clarice Lispector... ao mesmo tempo que deixara transparecer, em seu ato de escrever, toda uma emoção e sentimentos mais plenos de sua alma; procura evitar a expressão excessiva do seu íntimo em suas declarações!
Palavras com tanto significado, frases escritas com tamanha sabedoria... Soam bem em nossos ouvidos, fixam-se em nossas "caixas cranianas", permitem que nossos neurônios promovam impulsos nervosos capazes de nos levar a reflexões...

“Sou tão misteriosa que não me entendo.”

“O que sou então? Sou uma pessoa que tem um coração que por vezes percebe, sou uma pessoa que pretendeu pôr em palavras um mundo ininteligível e um mundo impalpável. Sobretudo uma pessoa cujo coração bate de alegria levíssima quando consegue em uma frase dizer alguma coisa sobre a vida humana ou animal.”

Clarice nos permite viagens transcendentais!... Viagens que não fazem nosso grande Paulo Oliveira ficar atrás, seus escritos nos encantam, suas palavras nos confortam, seus conselhos nos ajudam... Continues a brilhar!!!

Grande beijo...

* LiviNhA *

Posted on 2 de abril de 2009 às 12:02  

Postar um comentário